Pular para o conteúdo principal

MOVE



Quer tomar um banho de moda e tinta ao mesmo tempo? Apareça na mostra Move!, vinda de Nova York para o Sesc Belenzinho.

A partir do dia 09 de março, os passantes da Radial Leste (Zona Leste, São Paulo) e da avenida Pedro Álvares Cabral, na altura do prédio da Fundação Bienal, serão surpreendidos por árvores vestindo a última tendência da moda em jeans. E no Sesc Belenzinho poderão entender o que está acontecendo na cidade: trata-se da mostra Move!  Uma exposição interativa que une artistas visuais, estilistas brasileiros e de outros países em instalações que integram moda e arte.


Também vem pra cá "Looks", de Marc Jacobs e Rob Pruitt

Criada e apresentada originalmente em 2010, no espaço PS1, dedicado à arte contemporânea e vinculado ao Museu de Arte Moderna – MoMA, de Nova York, a mostra Move! foi idealizada por Cecilia Dean, fundadora da revista Visionaire e pelo jornalista de arte e moda David Colman.

Em São Paulo, a dupla de curadores conta com a direção geral de Antonio Haslauer, consultor brasileiro de moda para reeditar a grande exposição interativa. Instalações que estiveram presentes na primeira edição, trabalhos inéditos e um novo conjunto de performances especialmente concebidos por artistas brasileiros e estrangeiros para o Sesc Belenzinho, ocuparão espaços com cenários criados pelo arquiteto Guto Requena.


Trabalho de Peter Coffin vestindo árvores com peças em jeans

O público tem participação ativa no Move!, que interage com a maioria das obras, como a criada pelo artista suíço Olaf Breuning e a estilista americana Cynthia Rowley. A dupla se inspirou no filme Carrie a Estranha para conceber a instalação Splash, na qual o participante veste peças da coleção criada por Cynthia Rowley e em seguida toma um banho de tinta e tem seu momento registrado em fotografia. O resultado é uma “linha” de roupas, agora estampadas e uma mostra fotográfica que retrata o processo criativo.


"Splash", de Cynthia Rowley e Olaf Breuning, está na programação do Move! em SP

Além de Splash, mais sete instalações formam a mostra:
Looks, de Rob Pruitt e Marc Jacobs 
Kalos, de Vik Muniz e Francisco Costa para Calvin Klein
Pose, de Ryan Mcnamara, Diane von Furstenberg e Oskar Metsavaht para Osklen 
Pé de Jeans, de Peter Coffin e Ellus 
Ligatura, de Maurício Ianês e Alexandre Herchcovitch 
Graficouture, de Banzai Studio e Pedro Lourenço 
The Big Picture, de Ricardo de Castro e Dudu Bertholini para Neon


Leve sua câmera, celular ou qualquer outro dispositivo para registrar e compartilhar sua experiência no Move! Use a hashtag #compartilhemove no Instagram e faça parte da exposição virtual no aplicativo do Facebook, criado especialmente para reunir os registros Move! 2013. Além de obter informações sobre as instalações, seus criadores, visualizar galerias de fotos, além de acompanhar as transmissões ao vivo das mesas de debates.


o que:Move!
quando:
de 9 a 19 de março
de terça a sexta, das 11h às 21h30
sábado e domingo, das 10 às 20h
onde:
Sesc Belenzinho | Rua Padre Adelino, 1000 - 11 2076-9700
ingressos:
grátis


E aproveite que as inscrições estão abertas para as mesas de debate da Mostra!

Entre as ações educativas para mostra MOVE! será realizado no Sesc Belenzinho nos dias 12 e 13 de março as mesas de debates: A Arte como Inspiração na Moda e Sinergia Criativa – Artistas e Estilistas Criando Juntos; que propõe discussões sobre um novo paradigma entre estilista e artista. Estes debates são voltados para educadores e profissionais das áreas de moda, arte e design; além de artistas em geral. 



A Arte como Inspiração na Moda


Dia 12/03 - Terça, às 19h30
Mediação: Lilian Pacce

Faça sua inscrição agora

Sinergia Criativa – Artistas e Estilistas Criando Juntos

Dia 13/03 – Quarta, às 19h30
Mediação: Lilian Pacce
Participantes: Cecilia DeanRyan Mcnamara e David Colman.


Faça sua inscrição agora 

INSCRIÇÕES

- Inscrições gratuitas;
- Vagas limitadas; 
- A inscrição é pessoal e intransferível; não podendo ser ocupada por outra pessoa;
- Você deve preencher um formulário para cada mesa de debate. 
Informações importantes:
- Sua vaga só estará garantida após a confirmação por parte do Sesc;
- Este debate não dá direito a certificado ou atestado de presença aos inscritos;
- Não é permitida a entrada de acompanhantes e/ou ouvintes ou qualquer tipo de filmagem durante os debates; 
- Dispomos de um serviço de alimentação que inclui restaurante, lanchonete e cafeteria; 
- A organização reserva-se o direito de substituir os palestrantes caso haja imprevistos.

Para participar preencha com os seus dados os formulários de inscrição acessando a página do SESC

Conheça mais a respeito dos participantes e da mediadora

Lilian Pacce 
Estudou no London College of Fashion e na Saint Martin's School of Fashion, em Londres, a mesma que teve em seus bancos pessoas como os estilistas John Galliano, Alexander McQueen e Marcelo Sommer.
No jornal Folha de S. Paulo, começou a cobrir os desfiles do eixo Paris-Milão-Londres-Nova York. Foi deretora do Boletim da Moda e consultora de moda do programa Moda Esporte Clube da MTV.
Crítica de moda do Caderno 2 do jornal O Estado de São Paulo desde 1996, Lilian é autora dos livros Herchcovitch;Alexandre (ed. Cosac & Naify), Dicionário Adesivo para brincar, colar e pintar (ed. Ática) e do capítulo sobre biquíni em O Pretinho Básico (ed. Planeta).
Foi consultora da coleção Universo da Moda da editora Cosac & Naify e colaboradora de revistas como Big, Vogue, Elle, Daslu e Ícaro. Leciona no MBA Gestão de Luxo da FAAP e no curso Negócios da Moda, da Fundação Getúlio Vargas.



Pamela Golbin
É curadora chefe do Museu da Moda Têxtil de Artes Decorativas do Louvre, local onde tem recebido atenção devido às exposições trazidas por ela. 
Formada na Universidade de Columbia, em Nova York, a franco-chileno cita muitas influências em sua vida que levou na moda, desde a avó de alta-costura à coleta para estágios de verão no Costume Institute no Metropolitan Museu de Arte. 
Figura de renome internacional na indústria da moda, com extenso conhecimento histórico nas questões culturais e de design; é um dos principais especialistas em moda contemporânea. 
Organizou exposições incluindo grandes retrospectivas sobre lendas ícones fashions, como Balenciaga e Valentino. Sua mais recente exposição foi uma retrospectiva premiado do trabalho de Madeleine Vionnet.


Cynthia Rowley
Fez seu primeiro vestido quando tinha sete anos de idade. Cresceu em uma família de artistas, e estudou na Escola do Instituto de Arte com o objetivo de graduar-se na área. Logo, a combinação de desenho e costura levou-a para a moda. Sua primeira coleção completa foi comprado quando ela ainda estava na escola, incentivando-a a mudar-se para Nova York e estabelecer sua coleção.
Desde então tem crescido incluindo em suas criações roupa feminina, óculos, jóias, bolsas, sapatos, malharia, moda praia, produtos de costura doméstica e outros. 
Colaborou com artistas como Will Cotton, Phillips Richard, McNamara Ryan, Olaf Breuning no projeto MOVE PS1 MoMA!; além de marcas como Target, Johnson & Johnson Band-Aid, Roxy, Brand e Tweezerman


Duddu Bertolini
Estudou moda na Faculdade Santa Marcelina. Em 2002 fundou a NEON, marca que é hoje um destaque da moda nacional e internacional, conhecida por sua estamparia exclusiva e formas exuberantes. A cada coleção são chamados diferentes artistas para criar as estampas, entre eles, Fernando Vilela, Fabio Gurjão, Andrés Sandoval e Goya Lopes.
Como estilista, trabalhou para diversas marcas, como Triton, André Lima, Cris Barros, NKStore, Arezzo e já assinou editoriais para as revistas Vogue Brasil e I-D. Ele é também palestrante e professor. Já deu aulas na IED, Senac, Escola São Paulo, Oficina Oswald de Andrade. 
Na cidade de Limeira ele participa do bazar anual da ALlCC, desenhando modelos de turbante que as voluntárias produzem para serem vendidos para as mulheres que estão em tratamento de câncer.


Ricardo de Castro
Através de instalações, vídeos, performances e esculturas, Ricardo de Castro propõe o deslocamento do indivíduo que abre-se a novos espaços mentais, à renovação de atitudes cotidianas, à destruição de padrões e ao redesenho de um pensamento livre. Ideias de magia, ciclo, morte e renascimento estão bastante presentes na produção do artista.

Cecilia Dean
Considerada uma das mulheres mais elegantes do universo fashion, a ex-modelo de origem filipina é professora de desing na Parsons News School for Design em Nova York. 
Fundou em 1991 a revista Visionaire - juntamente com Stephen Gan (ex-"Details") e James Kaliardos; com o intuito de abrir espaço para trabalhos pessoais de artistas a revista.
Inovou o conceito de publicação ao subverter seu formato alcançando o status de arte, com produção artesanal, formatos múltiplos e tiragens muito limitadas. Seus números já tiveram como curadores ou colaboradores nomes como David Bowie, a fotógrafa Nan Goldin, o designer Philippe Starck, o cartunista Robert Crumb, o ator James Franco e cineasta chinês Wong Kar-Wai.


Ryan MacNamara
Seu trabalho artístico possui um foco em vídeo e performance entrelaça a comunidade artística, redes sociais e tecnologia. Já trabalhou em projetos temporários e diversas exposições, bienais, museus, e performances; entre elas o Greater New York, MoMA PS1, o Atenas 2009 Bienal, o Museu Whitney de Arte Americana, o Instituto do Artista, Performa 09 no X Iniciativa, e MoMA, em Nova York.


David Colman
Jornalista, escritor, editor, stylist e artista, David é assíduo colaborador do jornal The New York Times nas seções de arte, moda e sociedade. Assinou edições especiais da revista New York Magazine, produzindo editoriais de moda, e foi colaborador de revistas como a Artforum e Vogue. 

Antes de mudar-se para Nova Iorque, em 1993, estudou Literatura e História da Arte na Universidade Brown e Artes na Rhode Island School of Design 

Fonte: SESC

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JC Serroni em editorial sobre decor inspirado em obras teatrais e ópera

Sob a batuta do mestre da cenografia J. C. Serroni, Casa Vogue produziu para sua edição 320 um ensaio fotográfico que leva a magia do teatro para o universo da decoração de interiores. São ambientações que convidam o leitor a imaginar espaços residenciais como verdadeiros cenários de peças e óperas como A Flauta Mágica , de Mozart, Dias Felizes , de Samuel Beckett, Senhora Macbeth , adaptação de Griselda Gambaro para Macbeth de Shakespeare, e a brasileiríssima Toda Nudez Será Castigada , de Nelson Rodrigues. Toda Nudez Será Castigada , de Nelson Rodrigues. A Flauta Mágica , de Mozart Dias Felizes , de Samuel Beckett Senhora Macbeth , adaptação de Griselda Gambaro para Macbeth de Shakespeare Na página da Casa Vogue é possível conferir o vídeo com o making of da sessão de fotos: http://casavogue.globo.com/interiores/video-teatro/

BARAFONDA - Cia. São Jorge de Variedades

Estive na tarde de sexta-feira, dia 4/6 acompanhando a Cia. São Jorge de Variedades pelas ruas do bairro da  "BARAFONDA", alias, Barra Funda - o primeiro é o nome da nova montagem da  premiada companhia. Com duração de 4 horas e com um trajeto de quase dois quilômetros, que confesso, não se percebe, o espetáculo tem início na Praça Marechal Deodoro, depois segue pela Rua Lopes de Oliveira, atravessa a linha do trem por uma passarela e termina na Praça Nicolau de Morais Barros. São 25 atores e 4 músicos em cena, 150 figurinos e dois pequenos carros alegóricos. Em 2010, entrevistei o coletivo de arte CASA DA LAPA , que novamente assina a direção de arte desse novo trabalho. Um grupo afinado com a pesquisa da cia. e que neste novo projeto parece traduzir ainda mais as aspirações estéticas da São Jorge. Materiais que são descartados pela cidade, aparecem em diversos adereços ou complementando  parte da cenografia que tem a cidade em plena atividade como p

Eiko Ishioka

Faz um tempo que estou ensaiando para criar um post a respeito de Eiko Ishioka , premiada figurinista, designer gráfica e artista multimídia, que morreu em janeiro deste ano vítima de um câncer no pâncreas aos 73 anos. Mais conhecida por seus figurinos ousados e surreais, atrelados à produções de fantasia e sinônimos de visuais arrebatadores, Eiko foi vencedora de um Oscar por “Drácula de Bram Stoker” (1992). Nascida em Tóquio em 12 de julho de 1938, ela sempre foi encorajada artisticamente por seu pai, um designer gráfico, que apesar do apoio também a alertou que seria mais fácil ser bem-sucedida em outra área que não a artística – felizmente, estava errado. Eiko se formou em 1961 na Universidade Nacional de Belas Artes de Tóquio e juntou-se à divisão de propaganda da gigante dos cosméticos Shiseido. Em 1973, recebeu o convite para desenvolver seu primeiro comercial – para a Parco, uma rede de complexos de butiques. A peça trazia uma mulher negra alta de biquini preto, dança