Pular para o conteúdo principal

SP Escola de Teatro promove Encontro Internacional Sobre o Ensino da Cenografia



Entre os dias 11 a 16 de março, acontece o Palco SP – Encontro Internacional sobre o Ensino da Cenografia, organizado pela SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, em sua Sede Roosevelt (Praça Roosevelt, 210, Centro, São Paulo), um encontro inédito no Brasil dentro dos moldes da pedagogia da cenografia e arquitetura de cena. 

As inscrições, gratuitas, se encerraram ontem (10). 
 
O evento reúne os mais importantes profissionais nacionais e internacionais da área, vindos dos Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Nigéria, Japão, Suécia, Nova Zelândia. Na ocasião, público e palestrantes debatem temas como a cenografia, iluminação, áreas técnicas do teatro e o ensino cenográfico contemporâneo.

“Pela primeira vez no âmbito da América Latina a cenografia e seu ensino são discutidos por representantes de todos os continentes. A cenografia brasileira está em festa no mês de março. A SP Escola de Teatro promove o maior encontro já acontecido no Brasil que discutirá a cenografia, iluminação cênica e o ensino dessas áreas por todo o mundo. Todos os continentes aqui representados mergulharão numa profunda reflexão sobre o assunto”, comenta J.C. Serroni, curador do encontro.

Além do próprio Serroni, entre os palestrantes nacionais estão, Joaquim Gama (SP Escola de Teatro – SP) Daniela Thomas, Simone Mina, André Cortez, José de Anchieta, Carla Vilardo (Spectaculu – RJ); Lorena Peixoto (Teatro Castro Alves - BA), Ronald Teixeira (UFRJ - RJ).

Já a delegação internacional conta com Kazue Hatano (Japão), Peter Mckinnon (Canadá), Eric Fielding (E.U.A.), Sam Trubridge (Nova Zelândia), Osita Okagbue (Nigéria), Ian Herbert (Reino Unido), Sara Erlingsdotter (Suécia), Peter Claes Hellwing (Suécia).

“O fórum, assim como a SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, tem caráter multidisciplinar. Ou seja, como na Escola, onde um aprendiz de Direção acaba sendo impelido a trocar experiências com um aprendiz de Figurino, por exemplo, no fórum, embora o tema central seja a Cenografia, ele vai abranger todas as áreas que estão intrinsecamente ligadas a ela, como a Iluminação, Sonoplastia e Técnicas de Palco”, explica Ivam Cabral, diretor executivo da SP Escola de Teatro e completa. “E assim como acontece na nossa Escola, quando há esse diálogo constante e intenso, surge a troca de experiências, que gera o conhecimento, novas descobertas, enfim, o progresso da arte.”

O Palco SP – Encontro Internacional Sobre o Ensino da Cenografia surgiu após sugestão de J. C. Serroni - que é um dos colaboradores (América do Sul e Central) do “World Scenography” -, em se fazer o próximo encontro de cenografia em São Paulo. Assim, toda a equipe de profissionais propôs a SP Escola de Teatro a promover um evento mundial de cenografia.

Na semana que antecedeu o evento, entre os dias 04 ao dia 10 de março, foi oferecido um workshop sobre figurino teatral ministrado pela figurinista e cenógrafa japonesa Kazue Hatano, que resultará numa apresentação performática no dia de abertura do evento. Foi uma semana de ensino prático dirigido a aprendizes da Escola, cujo objetivo está relacionado com a construção de figurinos com materiais alternativos como papel e outros recicláveis.

O grupo de profissionais do “World Scenography”, anualmente se reúne para articular o trabalho que os seus editores realizaram ao longo dos últimos anos. Trata-se de um trabalho de pesquisa focado em discutir a atividade cenográfica mais relevante e inovadora surgida nos cinco continentes, desde 1975. Com o primeiro volume do livro já editado “World Scenography 1975-1990”, os editores preparam o lançamento da próxima edição (1990-2005). No último encontro desta equipe no Japão com a presença de profissionais gabaritados foram proporcionadas algumas palestras, ministradas pelos mesmos, sobre os próprios trabalhos e o que é realizado em suas áreas em seus países. 

“Um dia sonhei ser cenógrafo, e hoje sou. Um dia prometi a mim mesmo ajudar a mudar os rumos da cenografia brasileira e estou conseguindo! Não só, é claro! Muito se tem feito por ela. Mas, hoje, com a SP Escola de Teatro, estamos dando mais um passo. O fórum internacional de cenografia e seu ensino pelo mundo que agora acontece, é sem duvida um grande acontecimento que fortalece a todos: cenógrafos, técnicos, iluminadores, arquitetos, aprendizes e  todos aqueles que lutam por um teatro maior”, afirma Serroni.

Por fim, o encontro dará visibilidade a jovens cenógrafos, que terão participação ativa no evento através de rodas de conversa e discussões. O principal objetivo do Palco SP é projetar o ensino da cenografia e áreas correlatas para a esfera mundial, onde a SP Escola de Teatro levará o testemunho do Brasil e da América Latina. Com este evento serão fortalecidos laços entre escolas do Canadá, Estados Unidos da América, Grã Bretanha, Japão, Nova Zelândia, Suécia e Nigéria.

Clique na imagem para acessar a galeria deste primeiro dia de encontro.




Serviço
Fórum: Palco SP – Encontro Internacional Sobre o Ensino da Cenografia
Quando: 11 a 16 de março
Abertura hoje (11), às 18h
Onde: SP Escola de Teatro – Sede Roosevelt
Praça Roosevelt, 210 – Centro
Mais informações: (11) 3775-8600
*Haverá telão para o público acompanhar o evento no saguão da Escola. Sujeito a lotação.

Assista aos vídeos que registram as palestras que integraram o evento Palco SP:



Abertura do "Palco SP" - Encontro Internacional de Cenografia


JC Serroni fala a respeito da história da cenografia no Brasil.



Mesa de Discussão Sobre o Ensino da Cenografia no Brasil


Mesa de Discussão "Resenhando a Cenografia"



Para mais vídeos acesse a página da São Paulo Escola de Teatro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JC Serroni em editorial sobre decor inspirado em obras teatrais e ópera

Sob a batuta do mestre da cenografia J. C. Serroni, Casa Vogue produziu para sua edição 320 um ensaio fotográfico que leva a magia do teatro para o universo da decoração de interiores. São ambientações que convidam o leitor a imaginar espaços residenciais como verdadeiros cenários de peças e óperas como A Flauta Mágica , de Mozart, Dias Felizes , de Samuel Beckett, Senhora Macbeth , adaptação de Griselda Gambaro para Macbeth de Shakespeare, e a brasileiríssima Toda Nudez Será Castigada , de Nelson Rodrigues. Toda Nudez Será Castigada , de Nelson Rodrigues. A Flauta Mágica , de Mozart Dias Felizes , de Samuel Beckett Senhora Macbeth , adaptação de Griselda Gambaro para Macbeth de Shakespeare Na página da Casa Vogue é possível conferir o vídeo com o making of da sessão de fotos: http://casavogue.globo.com/interiores/video-teatro/

BARAFONDA - Cia. São Jorge de Variedades

Estive na tarde de sexta-feira, dia 4/6 acompanhando a Cia. São Jorge de Variedades pelas ruas do bairro da  "BARAFONDA", alias, Barra Funda - o primeiro é o nome da nova montagem da  premiada companhia. Com duração de 4 horas e com um trajeto de quase dois quilômetros, que confesso, não se percebe, o espetáculo tem início na Praça Marechal Deodoro, depois segue pela Rua Lopes de Oliveira, atravessa a linha do trem por uma passarela e termina na Praça Nicolau de Morais Barros. São 25 atores e 4 músicos em cena, 150 figurinos e dois pequenos carros alegóricos. Em 2010, entrevistei o coletivo de arte CASA DA LAPA , que novamente assina a direção de arte desse novo trabalho. Um grupo afinado com a pesquisa da cia. e que neste novo projeto parece traduzir ainda mais as aspirações estéticas da São Jorge. Materiais que são descartados pela cidade, aparecem em diversos adereços ou complementando  parte da cenografia que tem a cidade em plena atividade como p

Eiko Ishioka

Faz um tempo que estou ensaiando para criar um post a respeito de Eiko Ishioka , premiada figurinista, designer gráfica e artista multimídia, que morreu em janeiro deste ano vítima de um câncer no pâncreas aos 73 anos. Mais conhecida por seus figurinos ousados e surreais, atrelados à produções de fantasia e sinônimos de visuais arrebatadores, Eiko foi vencedora de um Oscar por “Drácula de Bram Stoker” (1992). Nascida em Tóquio em 12 de julho de 1938, ela sempre foi encorajada artisticamente por seu pai, um designer gráfico, que apesar do apoio também a alertou que seria mais fácil ser bem-sucedida em outra área que não a artística – felizmente, estava errado. Eiko se formou em 1961 na Universidade Nacional de Belas Artes de Tóquio e juntou-se à divisão de propaganda da gigante dos cosméticos Shiseido. Em 1973, recebeu o convite para desenvolver seu primeiro comercial – para a Parco, uma rede de complexos de butiques. A peça trazia uma mulher negra alta de biquini preto, dança