Conversei ontem, por telefone, com a Rosane Muniz, jornalista, figurinista e escritora do livro Vestindo os Nus - O figurino em Cena, que está de malas prontas para a Istambul, onde participará do Encontro 2010 do Grupo de Trabalho de Figurino da OISTAT, que é a Organização Internacional de Cenógrafos, Técnicos e Arquitetos de Teatro
O evento acontecerá entre 2 a 9 de maio no Centro OISTAT Turquia/ IMA – Academia de Istambul. A Rosane é a representante brasileira da OISTATBr.
O encontro prevê reuniões do grupo de trabalho a respeito de eventos ligados a figurino para a Quadrienal de Praga que acontecerá em 2011. Para o Simpósio o tema será “Figurinos Históricos e suas Reconstruções para o Cinema e Teatro”. O paper elaborado por Rosane em parceria com Fausto Viana, tem como tema “Reconstrução Histórica para Cinema no Brasil - dois casos”, que apresenta a recriação dos trajes de uma época com o objetivo de valorizar a nacionalidade – um filme bancado pela ditadura - em Independência ou Morte, por Campello Neto e da recriação histórica em Carlota Joaquina, por Emília Duncan, em uma visão mais grotesca da história, com figurinos mais livres conceitualmente e pautados num trabalho mais criativo. Emília Duncan já viajou para a Turquia e estará presente para responder às perguntas dos estudantes.
Aconterá também workshop de Kaftan, coordenado por representantes de cada país. Rosane levará um tecido de fuxico e vários apliques para “brincar” com os estudantes locais. As peças criadas farão parte de uma exposição.
O encontro também promoverá a exposição de imagens - croquis ou fotos de figurinos, feitos por profissionais dos países participantes. Será uma mostra informal realizada na parte externa do espaço onde acontecerá o Simpósio. Serão expostas cópias dos trabalhos de quinze figurinistas brasileiros, pois levar os originais para a Turquia seria inviável devido ao alto custo para assegurar obras de arte. Selecionados cuidadosamente estão Aby Cohen e Lee Dawkins, André Cortez, Fabio Namatame, Gabriel Villela, J.C.Serroni, Julio Docsar e Silvana Marcondes, Lola Tolentino, Marcelo Pies, Marcio Medina, Olintho Malaquias, Paula Iglésio, Renato Rebouças Bolelli, Simone Mina, Telumi Helen e Wanda Sgarbi, que recentemente recebeu o Prêmio Shell de melhor figurino. Segundo a jornalista e figurinista, ainda é pouco para expressar o que significa a criação no país, mas o suficiente para que os estudantes turcos sintam-se instigados e curiosos com a arte de nossos profissionais. Ela ainda ressalta que quinze, foi o número limite definido pela organização.
O Manga deseja a Rosane - ótima viagem e um excelente trabalho. Já marcamos, de brevemente, sentar para um café e conversar a respeito de todas as novidades.
Recomendamos a visita ao site da pesquisadora: http://vestindoacena.com/
Obrigada pelo apoio, Alexandre. Tentarei colocar notas no vestindoacena direto da Turquia contando o que acontece no evento. Dependo da conexão local. Um abraço e parabéns pelo blog!
ResponderExcluir