Pular para o conteúdo principal

PROJETO FIGURINOS RADICAIS – QUADRIENAL DE PRAGA 2011

Como parte da Mostra competitiva dos países e regiões da Quadrienal de Praga 2011: Espaço e Design Cênico o projeto Figurinos Radicais (Extreme Costume) será uma exposição de trajes, vídeos e fotos, assim como apresentações e discussões.

O projeto vai criar espaço para que trajes de encenações sejam retirados de seu contexto original e sejam olhados em “close up“ como uma arte autônoma com qualidades individuais. Os projetos apresentados vão incluir trabalhos de teatro bem como outros trabalhos artísticos para performance (por exemplo, arte visual ou midiática), usados no teatro como parte dos componentes da performance e nas artes visuais como objetos, elementos de ação ou ambientação. Apenas projetos criados para apresentações ao vivo serão apresentados; originalmente “habitados“ por ser humano ou boneco.

Neste projeto, o material propriamente dito será encarado como meio, não só com o objetivo de apresentar os mais inovadores materiais, mas também seu uso e significado no âmbito da performance. Assim, enquanto a exposição vai oferecer um espaço bem concebido e iluminação especial para que os costumes individualmente possam “falar por eles mesmos”, os curadores nacionais também foram encorajados pela PQ a fornecerem fotos adicionais, vídeos, material escrito e de áudio para ajudar a “contar a história” dos trajes individuais dentro do recorte temático da exposição.

Os materiais radicais e o uso dos materiais dos trajes devem contar novas histórias sobre figurino e sua função na performance ao vivo. Os novos materiais podem incluir qualquer um além dos tradicionais tecidos, como fibras nano ou papel biodegradável, bem como metais especiais, plástico ou mesmo a luz como figurino. “Radicais (Extreme)” quer dizer: diferente, outro, fora do comum, ousado, inesperado, surpreendente, preciso, cósmico, virtual, intocável, degradável, brilhante, dolorido, doloroso, voador, extravagante, detestável, nojento, deformado etc.

Os curadores nacionais estão convidados a propor projetos de design de figurino e artistas para a curadora do projeto da PQ, Simona Rybakova. A escolha será bem seletiva já que o espaço permite apenas de 25 a 30 trajes. Cada país pode propor até cinco trajes e os projetos não devem ter mais de seis anos (2005 a 2010).

Os projetos que não forem selecionados para o projeto Figurinos Radicais (Extreme Costume) poderão ser apresentados pelos curadores nacionais na mostra dos países, desde que de acordo com a temática proposta por esta Seção.

Quem poderá se inscrever: projetos criados para apresentações ao vivo, em teatro ou outras artes, originalmente “habitados“ por ser humano ou boneco, realizados entre 2005 e 2010, e que estejam dentro da proposta explicada acima.

Data máxima para recebimento dos trabalhos: 20 de junho de 2010

Resposta da curadoria nacional: 30 de junho de 2010

Resposta da curadoria da PQ: 30 de setembro de 2010

Abertura da exposição: 16 a 26 de junho de 2011

Seleção dos melhores trabalhos: A coordenadora do projeto Figurinos Radicais, Rosane Muniz, fará a organização dos trabalhos que se inserem na proposta apresentada para que o comitê curatorial da PQ seja convidado a fim de avaliar os trabalhos e selecionar os que serão enviados à Praga (de um a cinco trabalhos). A curadora do projeto da PQ, Simona Rybakova, e sua equipe farão a escolha dos trabalhos enviados, podendo escolher de nenhum a cinco por país, já que há espaço para somente de 25 a 30 trajes na exposição final. Todos os melhores trabalhos selecionados estarão no catálogo brasileiro que será publicado em Praga.

Enviar: Fotos, vídeos (youtube, vídeocassete ou DVD), áudio, descrição textual (de preferência, no máximo de 150 palavras – que já é o formato final a ser enviado para a PQ) e tudo que o autor julgar necessário para o entendimento da sua proposta para cada traje.

E-mail: pq11@abric.org.br

Correio regular: Rua Rui Barbosa 201 – Bexiga – São Paulo – SP – 01326-010

Os trabalhos devem ser recebidos até de 20 de junho de 2010!

A organização da PQ nacional será responsável pelos custos de envio dos trajes e material selecionados para Praga.

Atenção: os materiais enviados não precisam ter qualidade final para exibição em Praga em 2011 e o texto não precisa ter uma revisão acurada, pois nessa fase eles servirão como objeto de apresentação para a seleção dos trabalhos. Quanto mais informações, melhor, é claro.

Onde? O projeto Figurinos Radicais (Extreme Costumes) acontecerá no Exhibition Hall H (Espaço ArtMinus Cinema) no Palácio Veletrzni. Fotos estão disponíveis em http://www.pq.cz/en/veletrzni-palace.html.

A mostra é competitiva e faz parte dos jurados Erich Wonder (cenógrafo austríaco e professor na Akademie der Bildensen Künste de Viena), Monika Pormale (cenógrafa e figurinistas da Latívia), Viliam Docolomanský (diretor da Eslovaquia e República Checa), Felice Ross (iluminador israelense), Arata Isozaki (arquiteto, cenógrafo, curador, teórico e designer japonês), Carmen Romero (diretora do Festival de Teatro Santiago a Mil, no Chile), Marvin Carlson (teórico de teatro e performance americano), Brett Bailey (diretor, dramaturgo, cenógrafo e figurinista da África do Sul) e Kevin Purcell (compositor, sonoplasta e maestro australiano). Para ver um resumo dos currículos dos jurados acesse www.pq.cz/en/pq-jury.html

Para mais informações, antes do prazo final, você pode entrar em contato com Rosane Muniz, coordenadora do Projeto Figurinos Radicais no Brasil, bem como com a equipe OISTATBr, responsável pela organização da PQ no Brasil, pelo e-mail pq11@abric.org.br. O curador brasileiro da PQ11 é Antonio Grassi.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JC Serroni em editorial sobre decor inspirado em obras teatrais e ópera

Sob a batuta do mestre da cenografia J. C. Serroni, Casa Vogue produziu para sua edição 320 um ensaio fotográfico que leva a magia do teatro para o universo da decoração de interiores. São ambientações que convidam o leitor a imaginar espaços residenciais como verdadeiros cenários de peças e óperas como A Flauta Mágica , de Mozart, Dias Felizes , de Samuel Beckett, Senhora Macbeth , adaptação de Griselda Gambaro para Macbeth de Shakespeare, e a brasileiríssima Toda Nudez Será Castigada , de Nelson Rodrigues. Toda Nudez Será Castigada , de Nelson Rodrigues. A Flauta Mágica , de Mozart Dias Felizes , de Samuel Beckett Senhora Macbeth , adaptação de Griselda Gambaro para Macbeth de Shakespeare Na página da Casa Vogue é possível conferir o vídeo com o making of da sessão de fotos: http://casavogue.globo.com/interiores/video-teatro/

BARAFONDA - Cia. São Jorge de Variedades

Estive na tarde de sexta-feira, dia 4/6 acompanhando a Cia. São Jorge de Variedades pelas ruas do bairro da  "BARAFONDA", alias, Barra Funda - o primeiro é o nome da nova montagem da  premiada companhia. Com duração de 4 horas e com um trajeto de quase dois quilômetros, que confesso, não se percebe, o espetáculo tem início na Praça Marechal Deodoro, depois segue pela Rua Lopes de Oliveira, atravessa a linha do trem por uma passarela e termina na Praça Nicolau de Morais Barros. São 25 atores e 4 músicos em cena, 150 figurinos e dois pequenos carros alegóricos. Em 2010, entrevistei o coletivo de arte CASA DA LAPA , que novamente assina a direção de arte desse novo trabalho. Um grupo afinado com a pesquisa da cia. e que neste novo projeto parece traduzir ainda mais as aspirações estéticas da São Jorge. Materiais que são descartados pela cidade, aparecem em diversos adereços ou complementando  parte da cenografia que tem a cidade em plena atividade como p

Eiko Ishioka

Faz um tempo que estou ensaiando para criar um post a respeito de Eiko Ishioka , premiada figurinista, designer gráfica e artista multimídia, que morreu em janeiro deste ano vítima de um câncer no pâncreas aos 73 anos. Mais conhecida por seus figurinos ousados e surreais, atrelados à produções de fantasia e sinônimos de visuais arrebatadores, Eiko foi vencedora de um Oscar por “Drácula de Bram Stoker” (1992). Nascida em Tóquio em 12 de julho de 1938, ela sempre foi encorajada artisticamente por seu pai, um designer gráfico, que apesar do apoio também a alertou que seria mais fácil ser bem-sucedida em outra área que não a artística – felizmente, estava errado. Eiko se formou em 1961 na Universidade Nacional de Belas Artes de Tóquio e juntou-se à divisão de propaganda da gigante dos cosméticos Shiseido. Em 1973, recebeu o convite para desenvolver seu primeiro comercial – para a Parco, uma rede de complexos de butiques. A peça trazia uma mulher negra alta de biquini preto, dança