Robert Wilson (1941, Texas) é um multiartista norte-americano internacionalmente aclamado como o maior vanguardista do teatro e da ópera mundial. segundo Susan Sontag, nenhum artista da área desenvolveu até hoje um trabalho tão abrangente e tão influente como Wilson. suas produções para os palcos são visionárias e transformaram significantemente o mundo do teatro. durante sua carreira, desenvolveu trabalhos como coreógrafo, performer, pintor, escultor, video-artista e designer de som e luz.
Bob Wilson, como é chamado, está em São Paulo para cinco únicas apresentações, que acontecem a partir de amanhã, dia 14/4 no SESC Belenzinho, mas com ingressos esgotados. Com texto de Samuel Beckett - A última gravação de Krapp - o artista assina a direção, desenho de cenário, concepção de luz, além de atuar. A peça, mostra Krapp, um velho homem, que sozinho em seu quarto na noite em que completa seu 70º aniversário confronta-se com um amargo balanço que tenta fazer de sua vida - repleta de frustrações e sonhos perdidos. As esperanças e emoções de um homem maduro, registradas há mais de 40 anos em um gravador de rolo, deram lugar ao alcoolismo, a um sentimento de impotência e a um duro ceticismo. Repetidas a cada aniversário, as gravações cobrem a existência de Krapp desde os 24 anos. Pesquisando em suas fitas antigas, o protagonista procura uma em especial, coloca-a no gravador e escuta a si próprio narrando fatos e sensações do passado, período em que ainda tinha fé na construção de uma vida. As lembranças servem de estímulo para um solitário e desiludido Krapp ridicularizar a si mesmo com uma boa dose de escárnio, sem compreender as transformações de uma fase de vida para a outra, como se estivesse ouvindo fitas de outras pessoas, irreconhecíveis. O que pesa é a insatisfação consigo mesmo, quando se vê tendo de encarar a mudança de perspectivas promissoras para fiascos confirmados.
A ÚLTIMA GRAVAÇÃO DE KRAPP (Krapp´s Last Tape)
SESC Belenzinho
14/04 a 20/04.
14 anos
Quarta a sábados às 21h; domingo às 18h.
Bob Wilson no CineSESC
Não é só no teatro que os fãs do encenador e dramaturgo Robert Wilson poderão conferir sua trajetória. Em paralelo à temporada do monólogo “A última gravação de Krapp” no Teatro do SESC Belenzinho, o CineSESC exibe, no dia 16/4, às 20h30, Absolute Wilson, documentário produzido pela diretora alemã radicada em Nova York Katharina Otto-Bernstein.
O filme traz um olhar de candura sob a história do homem que se tornou um dos artistas de teatro mais visionários da atualidade. Narra a infância solitária e tumultuada como o filho do prefeito de Waco, no Texas (EUA), local em que a segregação racial e o fanatismo religioso só o tornavam um garoto ainda mais deslocado; suas primeiras dificuldades de aprendizagem e o uso da terapia como ferramenta para expressão artística; sua saída de casa e o fascínio que a cena avant-garde da Nova Yorkdos anos 60 exerceu sobre Wilson.
Pelas lentes de Katharina, é possível observar o trabalho terapêutico precoce do artista com crianças hiperativas e a profunda influência que essa experiência catártica teria em seu relacionamento com a linguagem e o movimento. O que emerge é uma vida cheia de impressões, cores e ritmos, tornando ainda mais pungente a maneira como as primeiras dificuldades deram forma à sua visão estética inovadora e permitiram a criação de algumas das produções mais marcantes do século XX.
Absolute Wilson conta com depoimentos de personalidades como David Byrne, fundador da também vanguardista banda Talking Heads e colaborador de Wilson em “The Knee Plays” e “The Forest”; Willian Burroughs, escritor da geração Beat e autor do clássico “Almoço Nu”; Philip Glass, compositor minimalista responsável por inúmeras trilhas sonoras e um dos mais influentes músicos do século XX, entre outros.
Robert Wilson estará presente na sessão.
Absolut Wilson Dia 16/4, às 20h30. CineSESC R. Augusta, 2075 – Cerqueira Cesar Entrada gratuita – Retirada de ingressos 1h antes apenas no CineSESC Fotos divulgação |
||
|
Comentários
Postar um comentário
Bem vindo ao MANGA CENOGRÁFICA. Deixe seu recado.